O ilustre mundo das Estampas de Pokémon

Entre 26 e 28 de janeiro acontece em São Paulo mais um dos torneios do Trading Card Game de Pokémon, lá no Espaço Hakka, na Rua São Joaquim, 460, na Liberdade.

Este Regional é o mais importante do cenário competitivo, já que o Nacional deixou de existir em 2017, dando então espaço para os Internacionais.

Como o Brasil tem a segunda maior comunidade de atletas no continente, perdendo apenas para os Estados Unidos, foi o primeiro país a sediar o Internacional da América Latina. E isso se repetirá em abril.

Trading Card Game Pokemon (6)

Mesmo que você não tenha a mínima noção do que sejam as Estampas Ilustradas, vale muito a pena dar uma passada em um desses torneios. Basta uma espiadela para se surpreender…

Primeiro trimestre de 2011. Ainda estava entendendo o que era ser editor da Nintendo World. E parte desse processo era apelar para a diplomacia, estreitando então laços com quem já estava surfando nesse mar.

Os primeiros contatos foram com os administradores das iniciativas Nintendo Blast, Nintendo Party e Liga Oficial Pokémon (LOP), mas sabia que os fãs da Nintendo não se limitavam a games. Havia também os cosplayers e as cartas amarelas de Pikachu e seus amigos.

Trading Card Game Pokemon (1)

Conhecido por questões tributárias como Estampas Ilustradas, o Trading Card Game de Pokémon está no Brasil desde 2000.  Não é uma modinha. Ainda assim, mal aparecia até mesmo na revista oficial da Big N.

Depois de fazer uma matéria com a direção da Copag, que havia assumido a produção dos cards, para a edição 145 da revista, veio da californiana San Diego, nos EUA, a motivação que faltava para irmos mais além.

Gustavo Wada havia vencido o Pokémon World Championships 2011 na categoria Junior. Nunca um brasileiro tinha ficado no primeiro lugar do pódio no Mundial da categoria.

Trading Card Game Pokemon (7)

O bate-papo com o garoto rolou semanas depois na Kyo HQ Comic Shop. A loja era do Ricardo Syozi, lendário colaborador da NW que sempre serviu de ponte, consultor e mestre para o assunto. Foi quem me ensinou as regras básicas do jogo.

Minha primeira cobertura in loco de um Nacional (veja a galeria aqui) só rolou em 2013. Peguei um trem na Estação Barra Funda e fui até uma casa de eventos em Barueri, na região metropolitana de São Paulo.

Fiquei encantado com aquilo tudo. Eram dezenas de jogadores, das mais diferentes idades, se enfrentando e, mais do que isso, se divertindo entre cada etapa do campeonato.

Trading Card Game Pokemon (3)

Não era só por causa dos pais (para apoiar seus filhos, alguns se tornam jogadores) que lá estavam, mas era um ambiente extremamente familiar. E o mais incrível é que boa parte dos entrevistados vive para aquilo e não tem a mesma paixão pelos videogames da franquia. É como se Pokémon existisse apenas como TCG.

Há clãs e alguns investem uma razoável quantia para disputar torneios internacionais, isso sem falar nos decks, que variam de preço dependendo da estratégia e são montados sob a consultoria daqueles que são considerados mestres.

Quando a gente olha para o estardalhaço que Hearthstone e Gwent fazem por aí, é curioso pensar que algo semelhante sobreviva há décadas no país meio que de forma marginalizada. Quem tem lutado contra isso tem sido os próprios atletas, com seus blogs e canais no YouTube.

Trading Card Game Pokemon (2)

Confesso que não realizei meu sonho jornalístico. Por mais que tenha virado assunto frequente nas páginas da revista, a ideia mesmo era acompanhar as novidades com mais intensidade.

Extremamente dinâmico, o TCG é fonte de muitas informações, há uma versão para tablets e computadores e, no final das contas, há histórias de superação que merecem ser contadas.

Como alguns campeões me disseram, o que importa para eles não são os troféus ou prêmios caros, mas a amizade que eles fazem enquanto desenrolam seus playmats para batalhar com seus monstros de bolso (sempre bem energizados).

Agora, além do Facebook, também estamos no Instagram. Nos vemos lá!

Um comentário em “O ilustre mundo das Estampas de Pokémon

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: